TURMA:
Creche Vespertino
PROFESSORA:
Maria do Rosário
ANO
2011
RELATORIO
SEMESTRAL 1º SEMESTRE
O objetivo deste relatório é informar
o desenvolvimento dos alunos em relação ao processo ensino-aprendizagem ao
longo do 1º semestre de 2011.
Logo no inicio do ano ocorre a fase de adaptação das crianças ao
ambiente escolar, sendo assim usei metodologias variadas para tornar a sala de
aula em um ambiente agradável e acolhedor.
Ao longo do semestre procurei
a melhor forma de elaborar, propor e realizar diversas atividades que pudessem
atrair o interesse e a participação das crianças desenvolvendo assim as formas de linguagem
corporal: através do movimento nas diversa brincadeiras, musical: acompanhando
as músicas com a professora, oral: na
roda de conversa e reconto de historias e ainda o visual com manuseio de livros
e revistas sempre respeitando o ritmo de cada um.
As
crianças estão no nível de escrita pré-silabico, alguns já conseguem escrever
por si só a vogais e os numerais 0 e 1 e também já identificam a letra inicial do seu nome e dos
colegas no alfabeto representado na sala de aula e ainda acompanham com
professora a leitura em voz alta das vogais e dos numerais de 0 a 9 no
trenzinho.
Outros ainda apresentam
dificuldade na produção individual de escrita porque têm seus ritmos próprios,
suas dificuldades específicas e também histórias de vida e contato com o mundo
letrado diferentes, o que é normal visto que somos seres únicos e devemos
valorizar e respeitar essas especificidades.
Também foram trabalhados as datas
comemorativas referentes ao primeiro semestre e atividades relacionadas a arte
como: pintura, colagem, recorte, desenhos livre e outras para reforçar ainda
mais os conteúdos trabalhados no dia a dia da sala de aula.
Espera-se que os
alunos se desenvolvam cada dia mais e que ao final do ano letivo eles tenham
avançado para o nível de escrita silábico. No que depender do meu trabalho com certeza eles chegarão lá.
0 comentários:
Postar um comentário